SIGA-ME

          youtube

Baru e a Fantástica cozinha brasileira

Uma advogada, que vira chef de cozinha, que vira dona de restaurante. Vamos conhecer um pouco da trajetoria da Maia Lebedeff, dona do recém-inaugurado Baru, restaurante dedicado à culinária brasileira.

O empreendimento representa a realização de um sonho para esta pisciana natural de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Mas não foi assim, da noite para o dia, que as coisas aconteceram. Em 2013 ela concluiu o curso de gastronomia no IGA (Instituto Gastronômico das Américas) e passou a fazer estágios em restaurantes. Atuou também como chef contratada para jantares particulares a domicílio, eventos de confrarias e jantares literários. Ah sim: como boa brasileira, também criou um cardápio de marmitas sob encomenda. Estes estudos e práticas foram o balão de ensaio, o test-drive para aprender e indentificar mais sobre o gosto do público. Mas não foi só isso: visitou também outros estabelecimentos para identificar o que dava certo e o que poderia ser aprimorado ou oferecido como diferencial em relação à concorrência.

O nome do restaurante vem do fruto do baruzeiro, árvore nativa do Cerrado brasileiro. No cardápio, arroz de vaquejada, moqueca baiana, feijão tropeiro, torta capixaba e deliciosas sobremesas "de caneca".

O bobó de charque é um dos destaques do menu, que muda diariamente. Outro destaque é a localização: rua Gonçalo de Carvalho, nº 4, a rua que foi considerada "a mais bonita do mundo", com suas árvores formando um fantástico túnel verde no bairro Floresta, em Porto Alegre. A decoração da fachada utiliza a técnica de grafite com desenhos de diversos símbolos culturais e gastronômicos de diversas regiões brasileiras, como a panela de ferro, o gaúcho, as baianas, o bondinho do Pão de Açúcar... Confira agora como foi o bate papo entre a Rosane e a Maia. Uma baita conversa, inspiradora, com dicas preciosas não só para quem pensa em investir em gastronomia. Boa viagem! 

Confira aqui a entrevista que fizemos lá no Baru!

Tags: Joomla, Wordpress