SIGA-ME

          youtube

Veganos em Ascensão

Se você ainda pensa que o veganismo é coisa de bicho grilo, juventude alternativa e outros clichês, está na hora de rever seus conceitos! Segundo dados do Ibope Inteligência, publicados em abril de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana.

Não há números sobre veganos no Brasil, mas se compararmos com dados de outros países, podemos ter uma correlação bem consistente. Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% dos vegetarianos se declararam veganos em pesquisa recente do Instituto Harris Interactive. O número absoluto seria, portanto, algo em torno de 16 milhões de pessoas. Já na Inglaterra, 33% dos vegetarianos se declaram veganos, o que dá cerca de 1,6 milhão de pessoas*. Se adotarmos este percentual conservador para o Brasil, onde 33 milhões de pessoas se declaram vegetarianos, chegaremos ao número de 7 milhões. Um mercado em clara ascensão, que merece ser olhado com atenção tanto por quem se identifica com a filosofia vegana, quanto por empresas que atuam nos setores de alimentação, vestuário, cosméticos, etc.
Este público têm como característica o profundo respeito aos animais e excluem o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal. Indo além, assumem uma posição de ativismo e pregam o boicote às empresas que fazem testes com bichos.
Em Porto Alegre já existem boas opções para quem busca alimentação vegetariana e vegana. O site Tripadvisor publicou uma lista de lugares que vendem produtos veganos ou trazem opções no cardápio (https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g303546-zfz10697-Porto_Alegre_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html). 

*com dados publicados pela Sociedade Vegetariana Brasileira