Os refugiados e a princesa

Essa foto ganhou meu coração, alimentou minha esperança, me fez sorrir, com lágrimas nos olhos... Fugir, sonhar, viver...esses são 3 verbos que movimentam uma multidão pelo mundo. Homens, mulheres e crianças que fogem da guerra, da perseguição racial, política e religiosa, gente que parte para comer, para trabalhar..

 Para que seus filhos possam crescer com brincadeiras e risos felizes. Entre eles, os que nunca chegam porque no caminho encontram a morte e tudo se acabou... pessoas acabam ali, num único momento. Mas longe ou perto, os passos continuam levando gente cheia de esperança. Gente que deixou a casa, família, cultura, jeito de viver, flores num jardim e seus amores, em busca de uma vida melhor. Os refugiados enchem os meus e sei, os seus, olhos de lágrimas todos os dias. Tento me colocar no lugar deles, sentir a força das pernas correndo para a terra logo que o barco chega às praias da Europa, tento sentir a dureza de dormir nas ruas das fronteiras desse Brasil. MAS não sou eu, não é você....temos sim os nossos homens e mulheres guerreiros lutando no dia a dia.... só que agora falo dos refugiados.

Cada vez que vejo a imagem deles, as fotos deles desembarcando no Brasil penso: quanta desigualdade nesse mundo! Quanta injustica. Através de uma amiga recebo uma imagem dos refugiados que representa muito mais do que a ajuda diplomática. A foto estampa a solidariedade, o respeito à vida com toda a emoção ... o avião Hércules trouxe em seu vôo nos últimos dias de setembro, 140 refugiados que vão viver no RS... e trouxe também, uma princesa... uma princesa que enche de significados verdadeiros o que é o amor, o respeito. Princesa , a cachorrinha branca de 6 anos que, enquanto seu dono se emociona, olha para o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, que acompanhava os refugiados, como se agradecesse o gesto. Os donos não a deixaram para trás: trouxeram ela da Venezuela e com ela buscam um final feliz de uma história feita de sofrimento e medo, mas com esperança, amor e determinação....olha a FOTO! Presta atenção.... não é maravilhoso esse momento? Obrigada ministro Beltrame por esse momento!!!!